Ele está chegando: o Super Bowl dos cinéfilos, mais conhecido como Oscar! Com a cerimônia de entrega das estatuetas se aproximando, saiba todas as informações essenciais para que você, chegue ao dia do prêmio da Academia preparado para aproveitá-lo da melhor forma possível.
A cerimônia do Oscar deste ano acontece no próximo domingo, 12 de março de 2023, a partir das 21h (horário de Brasília).
Este ano, a rede Globo abriu mão da transmissão do Oscar no Brasil, de forma que a cerimônia não passará nem na TV aberta nem no streaming da emissora, o Globoplay.
Ao invés disso, os espectadores poderão escolher entre o canal pago TNT e a plataforma de streaming HBO Max. Ambas as transmissões começam uma hora antes da premiação, às 20h, com conteúdo de tapete vermelho, comentários e entrevistas.
Por falar no tapete, o canal por assinatura E! também transmitirá sua tradicional cobertura da chegada dos artistas ao Dolby Theatre, em Los Angeles. A programação começa às 18h.
A lista de indicados ao Oscar 2023 foi revelada em janeiro, com Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo liderando o ranking com 11 nomeações – incluindo melhor filme, melhor direção (Daniels) e melhor atriz (Michelle Yeoh).
Outros destaques da lista foram Nada de Novo no Front, Os Banshees de Inisherin (ambos com nove indicações), Elvis (oito) e Os Fabelmans (sete).
O apresentador principal da cerimônia será o comediante Jimmy Kimmel, que cumprirá o papel pela terceira vez – anteriormente, ele apresentou o Oscar em 2017 (ano da famosa confusão entre La La Land e Moonlight) e 2018.
Já a lista de celebridades que subirão ao palco do Dolby para apresentar prêmios e VTs está sendo divulgada aos poucos pela Academia, mas já inclui: Ariana DeBose, Michael B. Jordan, Janelle Monáe, Riz Ahmed, Emily Blunt, Glenn Close, Jennifer Connelly, Samuel L. Jackson, Dwayne Johnson, Troy Kotsur, Jonathan Majors, Melissa McCarthy, Deepika Padukone, Questlove, Zoe Saldaña e Donnie Yen.
Como de costume, as músicas indicadas ao Oscar de melhor canção original serão apresentadas no palco do Dolby Theatre – o que significa, sim, que veremos Rihanna cantando “Lift Me Up” (de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre) ao vivo pela primeira vez!
Também teremos performances de: “Applause”, do filme Tell It Like a Woman, por Sofia Carson e Diane Warren; “Naatu Naatu”, de RRR, por Rahul Sipligunj and Kaala Bhairavaprevious; e “This is a Life”, de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, por David Byrne, Son Lux e a atriz Stephanie Hsu (substituindo a cantora Mitski, que não poderá comparecer).
A única incógnita mesmo é a performance de “Hold My Hand”, música de Lady Gaga para Top Gun: Maverick, que também está indicada na categoria. O problema é que Gaga está no meio das filmagens de Coringa: Folie à Deux, e por enquanto não há nenhum anúncio formal de seu comparecimento à cerimônia.
Enquanto isso, Lenny Kravitz será o responsável por embalar o sempre emocionante segmento In Memoriam, momento solene da cerimônia em que o Oscar lembra todos os gigantes da indústria cinematográfica que morreram durante o ano.
Fonte: Omelete