ATLÉTICO PERDE A PRIMEIRA DO ANO CONTRA O ATHLETIC NA SEMI DO MINEIRO

DE OLHO NA COPA LIBERTADORES, O ATLÉTICO POUPOU TITULARES NESTE DOMINGO (12/3) E PERDEU POR 1 A 0 PARA O ATHLETIC, NA PARTIDA DE IDA DA SEMIFINAL DO CAMPEONATO MINEIRO. JONATHAN, DE PÊNALTI, MARCOU O ÚNICO GOL NO ESTÁDIO JOAQUIM PORTUGAL, EM SÃO JOÃO DEL-REI. OS DOIS PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA, ALIÁS, FORAM EM PENALIDADES CONTESTÁVEIS ASSINALADAS PELA ARBITRAGEM.

NO PRIMEIRO TEMPO, OS DONOS DA CASA APROVEITARAM E MARCARAM. NA SEGUNDA ETAPA, HULK – QUE ENTROU NO DECORRER DO JOGO – CHUTOU NA TRAVE. FOI A PRIMEIRA DERROTA DO ATLÉTICO EM 2023. SOB O COMANDO DO TÉCNICO EDUARDO COUDET, O TIME TEM SETE VITÓRIAS, QUATRO EMPATES E ESTE REVÉS NA SEMI ESTADUAL.

AO LONGO DO PRIMEIRO TEMPO, O GALO TEVE MAIOR POSSE DA BOLA (62%), TROCOU MAIS PASSES (226 A 84) E FINALIZOU MAIS (OITO A SEIS). JOGOU BEM, MAS FOI MENOS EFICIENTE. DO LADO CONTRÁRIO, ENCAROU UMA EQUIPE QUE IMPÔS DESDE O INÍCIO A ROTAÇÃO MÁXIMA. O ATHLETIC BRIGOU INTENSAMENTE POR CADA BOLA E, POR VEZES, CHEGOU ATÉ A FLERTAR COM CARTÕES.

MAS A ALTA VOLTAGEM DEU RESULTADO. MINUTOS DEPOIS DE ACERTAR UMA BOLA NA TRAVE, OS DONOS DA CASA TIVERAM UM PÊNALTI A FAVOR. JÁ NOS ACRÉSCIMOS, A BOLA BATEU NO BRAÇO RECOLHIDO DE RÉVER. A ARBITRAGEM ASSINALOU A PENALIDADE, COM AUXÍLIO DO VAR E SOB PROTESTOS DO ATLÉTICO. NA COBRANÇA, JONATHAN VENCEU EVERSON E ABRIU O PLACAR: 1 A 0.

O ATLÉTICO SE VIU DOMINADO PELO ATHLETIC NA VOLTA PARA O SEGUNDO TEMPO. EMBORA NÃO CONSEGUISSE LEVAR TANTO PERIGO AO GOL ADVERSÁRIO, O TIME DA CASA MANTEVE A BOLA NO CAMPO DE ATAQUE E APARENTAVA ESTAR CONFORTÁVEL COM A DINÂMICA DO JOGO NOS PRIMEIROS MINUTOS.O GALO AINDA TINHA DIFICULDADES QUANDO, AOS 29 MINUTOS, A ARBITRAGEM MARCOU PÊNALTI – TAMBÉM MUITO QUESTIONADO – APÓS A BOLA BATER NO BRAÇO DE DOUGLAS SILVA.

NA COBRANÇA, HULK ACERTOU A TRAVE. DALI EM DIANTE, O ATLÉTICO POUCO CONSEGUIU CRIAR. O JOGO LENTO E COM MUITAS PARALISAÇÕES SEGUIU ATÉ O FIM. MELHOR PARA O ATHLETIC, QUE FESTEJOU MUITO A VITÓRIA E AUMENTOU A ESPERANÇA DE UMA HISTÓRICA VAGA NA FINAL CONTRA AMÉRICA OU CRUZEIRO. A PARTIDA DE VOLTA SERÁ NO INDEPENDÊNCIA, EM BELO HORIZONTE, NO SÁBADO (18/3), ÀS 16H30.

COM O RESULTADO, O ATHLETIC JOGA POR DOIS RESULTADOS NO SEGUNDO JOGO: VITÓRIA OU EMPATE. AO GALO, QUALQUER TRIUNFO SERVE. ANTES, O ATLÉTICO TEM UMA DECISÃO PELA TERCEIRA FASE DA COPA LIBERTADORES. O TIME ALVINEGRO RECEBE O MILLONARIOS NESTA QUARTA-FEIRA (15/3), ÀS 21H30, NO MINEIRÃO, PELA PARTIDA DE VOLTA DA TERCEIRA FASE.

O JOGO ENTRE O ATLÉTICO E O ATHLETIC TEVE MOMENTOS TENSOS. TANTO DENTRO QUANTO FORA DE CAMPO. O ÚNICO GOL DA PARTIDA FOI MARCADO DE PÊNALTI, QUANDO O VAR CHAMOU O ÁRBITRO RONEI CÂNDIDO ALVES PARA REVER UM LANCE DE RÉVER NA ÁREA, EM QUE A BOLA TERIA BATIDO NO BRAÇO DO EXPERIENTE ZAGUEIRO. O LANCE GEROU MUITA RECLAMAÇÃO, JÁ QUE O JOGADOR ESTAVA COM O BRAÇO PARA TRÁS DO CORPO NO MOMENTO QUE A BOLA BATEU NO MEMBRO DO DEFENSOR.

SEGUNDO A REGRA, O ÁRBITRO DEVE MARCAR PÊNALTI SE “BRAÇO E/OU MÃO DISTANTES DO CORPO OU FORA DA LINHA DO CORPO (MESMO ACIDENTALMENTE)” . E AINDA, O VAR DEVE CHAMAR O ÁRBITRO PRINCIPAL APENAS QUANDO EXISTE ERRO CLARO DO DONO DO APITO. NO MOMENTO DO LANCE, RONEI APONTOU QUE HAVIA VISTO A JOGADA, E DECIDIU POR NÃO MARCAR A PENALIDADE.

DEPOIS DO APITO FINAL, O TREINADOR ATLETICANO EDUARDO COUDET, COMEÇOU A DISCUTIR COM O GOLEIRO JULIO CÉSAR DO ATHLETIC. O MOTIVO SERIA A CHAMADA ‘CERA’, QUE O TIME ESTAVA FAZENDO, DEIXANDO O JOGO MAIS LENTO. A DISCUSSÃO EVOLUIU PARA UM EMPURRA–EMPURRA COM MEMBROS DA DIREÇÃO, DO BANCO DE RESERVAS E FUNCIONÁRIOS DOS DOIS CLUBES, MAS QUE RAPIDAMENTE FOI DISSIPADO.

DEPOIS DO JOGO, EM ENTREVISTA, HULK RECLAMOU DE UM LANCE NO FINAL DA PARTIDA, EM QUE O ÁRBITRO MARCOU UMA FALTA DO ATACANTE SOBRE RÔMULO, QUE ALEGOU TER SIDO ATINGIDO PELO BRAÇO DO CAMISA 7, NO ROSTO:

“COM TODO RESPEITO AÍ AO TIME DO ATHLETIC, QUE É UM TIME MUITO BEM ORGANIZADO, PARABENIZAR TODA DIREÇÃO DO ATHLETIC, MAS TEM JOGADORES QUE ESPERAM ESSES JOGOS GRANDES PARA QUERER CRESCER, VELHO. P***, OS MOLEQUES TÊM QUE TRABALHAR MAIS. NÃO É PORQUE É O HULK, FULANO, CICLANO, QUE TEM QUE APARECER, TEM QUE APARECER JOGANDO BOLA. AÍ FAZ UMA FALTINHA E QUER INTIMIDAR”, INICIOU, EM ENTREVISTA AO PREMIERE.

“EU GANHEI O QUE EU GANHEI RALANDO PARA CARAMBA, RESPEITANDO. ENTENDEU? RESPEITANDO. MAS TEM MUITO MOLEQUE QUE INFELIZMENTE NÃO VAI CONSEGUIR SAIR DAQUI VELHO, PORQUE A CABEÇA É PEQUENININHA E ACHA QUE É GRANDE JOGADOR”, COMPLETOU. “EU SÓ FALEI PARA O CARA: ‘P*, NÃO BATI NO SEU ROSTO, VELHO. NÃO PRECISA DISSO’. ELE ‘NÃO, NÃO, SEI QUE FOI SEM QUERER. NÃO BATEU NO MEU ROSTO’. EU FALEI, P*, E DEPOIS VEM QUERER SE CRESCER E MANDAR EU TOMAR NAQUELE CANTO? PELO AMOR DE DEUS. NEM SEI O NOME DO MENINO, COM TODO RESPEITO, MAS TEM QUE, EXISTE A HIERARQUIA, TEM QUE RESPEITAR. SE NÃO RESPEITAR, NÃO VAI SAIR PARA LUGAR NENHUM”, COMPLETOU.

FONTE: SUPER ESPORTES

DEIXE UM COMENTÁRIO